Museu Italiano em Aracruz

Em Guaraná, um pequeno distrito de Aracruz, encontramos mais uma surpresa.  Você sabia que existe uma comunidade italiana em Aracruz? Pois ela existe e está em Guaraná.

Segundo o sociólogo italiano, Renzo M. Grosselli, o  primeiro italiano a chegar ao município foi Pietro Tabachi, em 1852. Chegando em Aracruz, ele fundou a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal. Depois dele, 386 imigrantes italianos saíram do Porto de Gênova em 03/01/1874, a bordo do navio La sofia que chegou à Baía de Vitória em 17 de fevereiro. Somente em 1º de março, os imigrantes seguiram para Santa Cruz no Vapor Presidente, se instalando no município de Aracruz.

IMG_4856
Para contar um pouco dessa história, os descendentes criaram o Museu Italiano, um dos mais interessantes que já visitei. Muito completo, foi montado com pertences doados pela comunidade. Está muito bem cuidado e preservado. Até remédios da época é possível encontrar. A ideia é retratar uma casa italiana, com os detalhes dos quartos, sala, cozinha fora da casa e com fogão à lenha. Olha só as imagens.

pagepage2page3
Lá também encontramos um grupo de dança italiana, o Gruppo di Ballo Nova Trento. Mas esse é assunto para um próximo post.

O distrito fica a mais ou menos 30 min da sede de Aracruz. Assista ao vídeo e se encante também com o museu.

Serviço
Deslocamento
Táxi: sede Aracruz ? Guaraná –  Em torno de R$ 50,00.
Ônibus: De hora em hora. Saindo da rodoviária da Aracruz.

Fonte Leticia Vieira | Folha Vitória